Evelyn Guarnieri

A Polícia Militar de Santa Catarina, que foi pioneira no uso de câmeras corporais em 2019, encerrará o uso desses dispositivos. As câmeras, acopladas ao uniforme dos policiais, são semelhantes às utilizadas pelas forças de segurança nos Estados Unidos. No entanto, a decisão de descontinuar o uso foi tomada devido à falta de e da empresa fornecedora dos equipamentos, segundo informações da PMSC, órgão subordinado ao Comando-Geral da Polícia Militar.
De acordo com a PM, a falta de manutenção adequada por parte da empresa contratada, além de problemas com armazenamento limitado e instabilidade no acionamento das câmeras, foram os principais motivos para a não renovação do contrato.
Por outro lado, a empresa fornecedora afirma que não estava prestando e devido à suspensão do contrato em setembro de 2023.
As gravações das ações policiais eram cruciais para a resolução de diversos casos. Espera-se que, com a resolução desses problemas e a busca por novos fornecedores, Santa Catarina volte a utilizar esses equipamentos no futuro.