Por Helen Francine

As eleições legislativas deste domingo, 6 de outubro, foram realizadas de forma organizada nos 11 municípios que compõem a região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os destaques estão a reeleição de prefeitos em diversas cidades e a eleição de Juliana Pavan, a primeira mulher a comandar a prefeitura de Balneário Camboriú.
Confira os resultados:
- Tiago Baltt (MDB) foi reeleito prefeito de Piçarras com 10.690 votos.
- Liba Fronza (PSD) garantiu sua reeleição em Navegantes com 34.632 votos.
- Joel Lucinda (MDB) foi reeleito em Porto Belo com 10.100 votos.
- Em Itajaí, Robison Coelho (PL) foi eleito com 63.476 votos.
- Daniel Cunha (PSD) será o novo prefeito de Barra Velha, com 7.290 votos.
- Caboclo (MDB) venceu Luiz Alves com 3.395 votos.
- Em Itapema, Alexandre Xepa (PL) conquistou 18.226 votos.
- Luizinho Américo (PL) foi eleito na Penha, com 6.200 votos.
- Em Bombinhas, Alexandre (PSD) foi eleito com 7.311 votos.
Juliana Pavan faz história em Balneário Camboriú
O grande marco da eleição foi a vitória de Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú, que se tornou a primeira mulher eleita para comandar a prefeitura da cidade. Juliana recebeu 29.495 votos e, emocionada, afirmou que sua vitória também foi uma questão de justiça para sua família, que cometeu ataques ao longo da campanha.

Outro fato histórico é a eleição de Leonel Pavan (PSD), pai de Juliana, como prefeito da cidade vizinha, Camboriú, com 18.704 votos, formando uma “dobradinha” familiar inédita na política regional.
“Estou muito feliz e emocionada. É uma vitória para mim, para a cidade e para minha família, que ou por muitas dificuldades durante essa campanha”, disse Juliana.
A eleição deste ano marcou um momento de grandes mudanças e continuidade para a região da AMFRI, com resultados que prometem impactar a política local nos próximos anos.