
Nesta última terça-feira (11), várias cidades do sul do Rio Grande do Sul, como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, testemunharam um fenômeno incomum: a chuva preta. Esse evento é causado pelas queimadas que espalham fumaça por todo o Brasil, criando condições para a precipitação de partículas de fuligem.
Além dessas localidades, outros municípios da zona sul, como Canguçu, Bagé e Rio Grande, também relataram o fenômeno. A chuva preta foi observada até mesmo no norte do Uruguai, na região fronteiriça com o Rio Grande do Sul.
Meteorologistas explicam que a presença de fuligem e partículas na atmosfera pode levar à ocorrência da chuva preta, e a possibilidade de que esse fenômeno se espalhe para outras áreas do estado é alta. Com a previsão de chuvas para quinta-feira, Porto Alegre e outras regiões podem enfrentar o mesmo fenômeno.
A expectativa é que a situação melhore a partir do final de semana, entre domingo e segunda-feira, quando uma frente fria deve se deslocar em direção a Santa Catarina e Paraná, trazendo alívio para as regiões afetadas.